quinta-feira, 25 de junho de 2009

"Trolha" de acordo com

Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – 2ª Edição. Rio de Janeiro – Editora Nova Fronteira, 1993, tiramos:

TROLHA – Do Latim, Trulla, colher de mexer panela; escumadeira. ESPÉCIE DE PÁ NA QUAL O PEDREIRO TEM A ARGAMASSA QUE VAI USANDO. DESEMPOLADEIRA.

Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa – F.J. Caldas Aulete – 2ª Edição, Volume 2. Lisboa – Typographia da Parceria Antonio Pereira, 1923, temos:

TROLHA – Pá de pedreiro na qual está a cal amassada de que ele vai se servindo.

Dicionário de Maçonaria – Joaquim Gervásio de Figueiredo – 4ª Edição – São Paulo – Editora Pensamento, 1990, assim se define:

“TROLHA, Latim Trulla, Trullem – 1 – Espécie de pá achatada, usada pelo pedreiro para aplicar a argamassa. 2 – Sob a forma triangular, é adotada pela Maçonaria como instrumento simbólico com que se aplica a argamassa humana destinada a realizar a unidade, tal qual o pedreiro cimenta as várias pedras para formar um só todo, que é o edifício. Instrumento de trabalho essencialmente construtivo, é o emblema característico do amor fraternal que deve unir todos os Maçons, e o único cimento que os operários maçônicos podem empregar para a edificação do Templo da solidariedade humana e do su próprio caráter. Com tal significado, é usado no Rito Moderno ou Francês durante a quinta viagem da elevação de Aprendiz para compenheiro, e na Ordem Real de Heredom e de Kilwinning, onde o recipiendário, com a Trolha em uma mão e a Espada na outra, presta seu juramento. – 3 – Passar a trolha, significa esquecer as injúrias e as injustíças.

Manual de la Masoneria, el Tejador de los Ritos Antiguo, Escoceses, Frances e de Adotcion – Andres Cassard – 6ª Edicion, tomo segundo. Nova York – El Espejo Masónico, 1871, consta:

TRULLA, Ó CUCHARA DE ABANIL – Esta hierramenta es emblema de la indulgência de que se debe animar á todo mason, el cual debe estar dispuesto á perdonar las faltas, defectos y errores de sus semejantes.

1 comentário:

  1. E já encomendaste a nova camisola do SCP? Podias mostrar o modelito aqui no blogue.

    ResponderEliminar